Papa Francisco nomeia primeira mulher prefeita do Vaticano

You are currently viewing Papa Francisco nomeia primeira mulher prefeita do Vaticano

O papa Francisco nomeou, nesta segunda-feira (6), a irmã Simona Brambilla para o cargo de prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Ela irá substituir o cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz, que completará 78 anos em 2025.

O Dicastério é responsável pela gerência de todas as congregações religiosas do mundo, cujos membros passam de 1 milhão. Irmã Simona Brambilla é a primeira mulher prefeita no Vaticano.

A trajetória dela inclui uma experiência missionária em Moçambique depois de se formar como enfermeira profissional e ingressar nas Irmãs Missionárias do Instituto da Consolata, o qual guiou de 2011 a 2023.

Ex-superiora geral das Missionárias da Consolata, Simona Brambilla vai completar 60 anos no próximo dia 27 de março. Ela foi secretária do Dicastério a partir de 7 de outubro de 2023; a segunda mulher a ocupar esse cargo na Cúria Romana, após a nomeação em 2021 da irmã Alessandra Smerilli para o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

O pró-prefeito do Dicastério escolhido pelo papa Francisco foi Ángel Fernández Artime, 65 anos, criado cardeal no Consistório de 30 de setembro de 2023.

O papa Francisco nomeou sete mulheres membros do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica pela primeira vez em 8 de julho de 2019. Na sequência, a irmã Brambilla foi escolhida primeiro como secretária do Dicastério e, agora, nomeada prefeita.

Com informações do Vatican News