Foram registrados em solo pernambucano mais de 8,2 mil raios entre a sexta-feira (6) e o domingo (8), segundo dados do Climatempo analisados pela Neoenergia Pernambuco. O aumento expressivo no número de descargas atmosféricas, somado a chuvas intensas e ventos fortes, impactou diretamente o fornecimento de energia elétrica em diversas regiões do Estado, com maior concentração de ocorrências no interior.
O volume de raios registrado em apenas três dias superou todo o mês de fevereiro de 2025, quando foram contabilizados 3.107 eventos em Pernambuco. A intensidade e a concentração das descargas em um curto intervalo de tempo evidenciam um cenário de instabilidade climática acima do padrão, resultando em um número maior de ocorrências na rede elétrica.
A maior incidência foi observada no interior do Estado, onde as condições meteorológicas foram mais severas. As regiões mais afetadas foram o Sertão do São Francisco, com mais de 2,5 mil raios, Sertão do Pajeú, com aproximadamente dois mil, e Sertão do Araripe, com mais de 500. Essas descargas atmosféricas estão entre os principais fatores externos que afetam a rede elétrica, podendo provocar desligamentos automáticos dos sistemas de proteção.