De um lado a pequena Ingazeira, do outro Serra Talhada, a maior cidade do Pajeú e uma das maiores do interior de Pernambuco. Segundo os últimos boletins da covid-19 divulgados por ambas as cidades a realidade das duas, é bem diferente.
Ingazeira não tem novos casos ativos registrados há mais de 3 meses, já Serra Talhada, que também passou um período sem registrar casos, nas últimas semanas voltou a se tornar o epicentro da doença no interior de Pernambuco e somente nessa quarta (24), confirmou 28 novos casos.
É bom destacar as principais diferenças de ambas as cidades citadas acima: Ingazeira só tem pouco mais de 4.560 moradores, enquanto Serra Talhada já passa dos 87.460, além de ser uma cidade que recebe gente de pelo menos 60 municípios de Pernambuco e outros estados do Nordeste diariamente.
Segundo os últimos boletins das duas cidades, Ingazeira confirmou ao longo da pandemia cerca de 462 casos, com 7 mortes e os outros 455 recuperados. Já a Capital do Xaxado chegou nessa quarta (24) há 10.531 registros de confirmação pra covid-19, com 189 mortes e 10.259 recuperações. Enquanto Ingazeira não tem ninguém doente atualmente, Serra Talhada possui 89 pessoas com o vírus ativo no organismo sendo que 4 dessas pessoas, estão internadas em UTI.
Além da Terra de Lampião, outras cidades da região, também chama atenção pela quantidade casos registrados, provavelmente pela proximidade com Serra Talhada. Calumbi confirmou 5 novos casos e chegou 18 pessoas com o vírus ativo no organismo. Santa Cruz da Baixa Verde tem 8 pessoas doentes. Atualmente são as 3 cidades do Pajeú com os maiores números de casos ativos.
Ao todo a região tem 132 pessoas com o vírus da covid-19 ativo no organismo nesta quinta-feira (25). 33.895 casos já foram confirmados desde o começo da pandemia no Pajeú, com 33.095 pessoas recuperadas ou, 97,63% do total geral.
664 vidas foram perdidas pra covid-19 nas 17 cidades da região até agora. 7 cidades estão sem casos ativos nesta quinta (25): Solidão, Brejinho, Iguaracy, Tuparetama, Quixaba, Ingazeira, e Santa Terezinha.