“Pais de hoje não tem noção”, alerta Ministro da Saúde sobre gravidade da poliomielite

  • Post author:
You are currently viewing “Pais de hoje não tem noção”, alerta Ministro da Saúde sobre gravidade da poliomielite

O médico Marcelo Queiroga, renovou, nesta 3ª feira (29), o pedido para que as famílias vacinem as crianças entre um e cinco anos contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Pelas redes sociais, o político afirmou que a pólio é uma doença séria e que, talvez, “os pais de hoje” não tenham noção do assunto.

“Talvez, a nossa missão mais importante em 2022 seja garantir a imunidade das mais de 11 milhões de crianças entre 1 e 5 anos contra a poliomielite. Por isso, eu peço: pais, mães e avós, tomem consciência. Vacinem seus filhos contra a Poliomielite. Peço é pela saúde dos vossos filhos. Só assim eles estarão protegidos contra essa doença”, escreveu.

No início do mês, Queiroga fez um pronunciamento em rede nacional para promover a campanha de vacinação contra a doença. Na data, ele ressaltou que a meta era de imunizar ao menos 95% das crianças, cifra que, mesmo com a prorrogação do cronograma, ainda estava abaixo de 70%. O temor é que a pólio, erradicada em 1994, volte ao Brasil.

“Há 32 anos a região das Américas é considerada livre da poliomielite, mas infelizmente as coberturas vacinais estão caindo no mundo, assim como no nosso Brasil. As vacinas continuam disponíveis nos postos de vacinação. É possível sim atingir a meta. Para tanto, é necessário o engajamento dos gestores de saúde e da sociedade civil”, disse.