Ouro Velho está entre os 71 municípios da Paraíba que oferecem condições para informatizar conselhos tutelares

You are currently viewing Ouro Velho está entre os 71 municípios da Paraíba que oferecem condições para informatizar conselhos tutelares

O município de Ouro Velho, no Cariri da Paraíba, está entre os 71 municípios da Paraíba que oferecem condições para informatizar os conselhos tutelares no estado.

A informatização dos conselhos tutelares é de fundamental importância pois será a partir desta estrutura que será implantado o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), uma base de dados estatísticos e de informações importante para subsidiar, em todo o País, a adoção de decisões governamentais nas políticas públicas destinadas ao público infantojuvenil.

A secretaria de Assistência Social de Ouro Velho, Aline Lucena, informou que o município já está apto a receber o programa Sipia – CT e que a informatização já havia sido implantada na gestão da ex-prefeita Natália de Dr. Júnior.

“O nosso município já está apto a receber o Sipia. O programa de informatização do conselho tutelar em Ouro Velho já havia sido implantado na gestão da ex-prefeita Natália e está tendo um prosseguimento na gestão Augusto Valadares,” informou a secretária.

De acordo com a coordenadora do CAO CAE, a promotora de Justiça Juliana Couto, explicou que a base do Sipia-CT é o Conselho Tutelar, que coleta os dados de acordo com as ocorrências atendidas no município.

“Essa ferramenta permite aos conselheiros tutelares acompanhar, avaliar e planejar suas ações em prol da qualificação do atendimento prestado. O sistema permite a comunicação direta entre o órgão tutelar e as entidades de atendimento ou órgãos do Sistema de Garantia de Direitos previamente cadastrados, aperfeiçoando a interlocução intersetorial, de sorte a otimizar o fluxo de expedientes. Além disso, é a partir do Sipia que relatórios estatísticos podem ser produzidos e esses relatórios podem assessorar o poder executivo local na elaboração de proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos de crianças e adolescentes”, detalhou.