Dalvanice Calado, ou simplesmente Dal da ONG como também é conhecida, conversou com este blogueiro que vos escreve, no Jornal da Gazeta, da 95,3 FM de São José do Egito, nessa quinta (08). Ela explicou o funcionamento da ONG e principalmente as dificuldades que a Organização enfrenta para se manter.
A Organização Não Governamental Amigos de 4 Patas realiza um serviço essencial, no cuidado com cachorros de rua em São José do Egito. Com o objetivo de resgatar, cuidar, castrar e incentivar a adoção, a ONG trabalha financeiramente no vermelho, segundo Dal. Ela destaca a ajuda que a Prefeitura dá para a ração dos animais, mas disse que não é suficiente, já que hoje tem cerca de 200 cães e precisaria de pelo menos R$ 6 mil, a Prefeitura ajuda com R$ 4,5 mil, para alimentar todos eles durante o mês.
Além do custo com a alimentação, ainda tem as despesas com funcionários e medicamentos para tratar os animais doentes. A ONG em parceria com a Prefeitura de São José do Egito, também tem feito castrações, como forma de tentar diminuir a população de cachorros nas ruas da cidade.
Dal disse que a ONG vive apenas de doações, além da Prefeitura, alguns comerciantes também ajudam mensalmente e pessoas comuns dão sua contribuição, mais ainda sim não é suficiente para que, a ONG Amigos de 4 Patas possa pagar suas contas em dia.
A coordenadora da Organização também falou que chega a receber pedidos inusitados para resgate, como por exemplo, pessoas que vão se mudar e querem que a ONG se responsabilize pelo seu animal. Tem casos, de pessoas que jogam o seu cachorro por cima do muro da ONG, por ele está velho ou doente, e ainda tem gente que pede para trocar, isso mesmo, trocar seu cão idoso por um mais novo.
No entanto, Dal lembra que o objetivo da ONG Amigos de 4 Patas não nenhum desses casos acima citados, e sim de resgatar os animais de rua doentes, de cuidar deles e as pessoas tem um papel importante de adotar, sendo essa a última etapa do ciclo, mas o número de adoção é baixo, segundo a coordenadora da ONG.
Diante de tudo isso, se você ficou sensibilizado e poder ajudar de alguma forma, fique a vontade, segue número do PIX da ONG – CNPJ 22.538.906/0001-05. Se quiser conhecer dá uma chegadinha na sede, as margens da PE-320, antigo matadouro público, saída para Tabira. As pessoas também podem deixar suas doações na Loja Dal Semi Joias, na rua Dom José Pereira Alves, no Centro da cidade.
Vamos ajudar!!!