OAB cria comissão sobre direitos das pessoas que fazem uso medicinal da cannabis em Pernambuco

You are currently viewing OAB cria comissão sobre direitos das pessoas que fazem uso medicinal da cannabis em Pernambuco

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) criou uma comissão para discutir os direitos das pessoas que fazem uso medicinal de produtos à base de cannabis, planta conhecida popularmente como maconha. Desde dezembro de 2022, o cultivo da erva para fins terapêuticos e científicos é permitido no estado.

A criação da Comissão de Direito Canábico foi instituída pela OAB na quarta-feira (16). Em Pernambuco, cerca de 74 mil pacientes utilizam a cannabis para o tratamento de doenças como ansiedade, Parkinson e epilepsia, de acordo com o advogado Sérgio de Moraes, que vai presidir o grupo.

Desde 2015, a Anvisa libera a importação de produtos derivados da cannabis. As formas de administração terapêutica mais comum são os óleos, as pomadas, os extratos e ainda medicamentos, alguns já disponíveis em farmácias.

Em Pernambuco, há pelo menos quatro anos decisões judiciais autorizaram cidadãos e grupos a cultivar cannabis para fins terapêuticos.