Números do censo devem mostrar mesmo a realidade da população brasileira

  • Post author:
You are currently viewing Números do censo devem mostrar mesmo a realidade da população brasileira

Depois de divulgar a prévia dos números do censo 2022, que ainda vai se estender até 2023, o IBGE tem recebido uma serie de críticas, principalmente de municípios, que segundo o instituto “perdeu” população. Somente no Pajeú, que é formado por 17 cidades, 13 registraram perdas significativas no número de habitantes, se comparado com as estimativas que o próprio IBGE tinha divulgado no ano passado.

Segundo o IBGE, são vários os motivos pelos quais, explica-se esse decréscimo na população, isso sendo registrado a nível de país, de Estado e consequentemente da maioria dos municípios, principalmente os de pequeno porte. Na pandemia houve uma migração muito grande pessoas procurando mais oportunidades nos grandes centros, “esvaziando” assim as pequenas cidades. O Instituto também reconhece que fez projeções elevadas para a população, que com o censo, se comprovou que não era a expectativa gerada.

No caso especifico de São José do Egito, que tinha uma estimativa de mais de 34 mil moradores em 2021, e agora com os números do censo revelados, tem apenas 31.154, outro fator que pode ter influenciado a diminuição foi a realocação de uma área do município de Tuparetama, que já estava dentro do território egipciense, que somente ai tinham algo em torno de 800 pessoas. O fato aconteceu em 2010, mais os reflexos só foram sentidos neste censo para São José do Egito.

Do Pajeú apenas Serra Talhada ganhou habitantes, saiu de 87.467 para 91.624, Afogados da Ingazeira que tinha 37.546 e agora tem 40.120, e  Brejinho que tinha 7.489 na estimativa de 2021 e passou para 7.706 este ano. Itapetim foi o único município que se manteve com o mesmo número estimado o ano passado pelo IBGE de 13.492.

O blog do Erbi buscou saber o número de pessoas cadastradas na atenção básica de São José do Egito, para comparar com o dado apresentado pelo IBGE. Segundo a Secretaria de Saúde do município, existem 30.415 moradores registrados, assim, essa se torna mais uma evidencia de que os números do censo estão corretos mesmo.

Mesmo assim, o IBGE coloca a disposição o Disque-Censo 137, para quem ainda não foi recenseado. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana das 8h às 21h30.