Novo laboratório da UFPE acelera pesquisas sobre Covid-19, HIV, zika e chikungunya

You are currently viewing Novo laboratório da UFPE acelera pesquisas sobre Covid-19, HIV, zika e chikungunya

Um laboratório com nível 3 de biossegurança, inaugurado no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vai permitir que os pesquisadores intensifiquem ações de enfrentamento à Covid-19. Também será possível estudar alternativas terapêuticas para HIV, zika e chikungunya.

O espaço, localizado no Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG), foi inaugurado na segunda (16). O nível de biossegurança 3 é um dos mais altos, em uma escala que vai até 4.

Os cientistas vão fazer pesquisas com microrganismos que causam um elevado risco por causa da exposição por inalação de agentes potencialmente fatais.

De acordo com a coordenadora do novo laboratório, a pesquisadora Michelly Pereira, ele vai dar celeridade a pesquisas e salto na qualidade.

A pesquisadora explicou que o sequenciamento genômico do novo coronavírus era feito apenas no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (IAM/Fiocruz-PE), que é de nível 3 de biossegurança. “A demanda era alta e muitas vezes a gente tinha que mandar amostras para outro estado”, lembrou. Entre os trabalhos desenvolvidos no novo laboratório estão os kits de diagnóstico rápido e sensores para o diagnóstico da Covid-19.

O espaço também será usado na busca por medicamentos para tratar pacientes com o vírus e para desenvolver estratégias vacinais, entre outras atividades.

A expectativa é de que a estrutura possibilite a ampliação de pesquisas desenvolvidas e também das que não foram realizadas na UFPE até agora.

No local, também poderão ser realizados estudos com outros vírus e patógenos como hantavírus, tuberculose, HIV, além dos vírus da hepatite, febre amarela e dengue.

“Temos pesquisas de vacinas e também novas alternativas terapêuticas para a Covid-19, HIV, zika e chikungunya. A implementação desse laboratório vai permitir que muitos grupos de pesquisas avancem”, observou.

Com informações do G1 PE