Nove municípios do Cariri não elegeram nenhuma mulher para a Câmara Municipal, em compensação um, elegeu a maioria

  • Post author:
You are currently viewing Nove municípios do Cariri não elegeram nenhuma mulher para a Câmara Municipal, em compensação um, elegeu a maioria

Dos 223 municípios paraibanos, 44 deles não contarão com nenhuma mulher na Câmara Municipal de Vereadores a partir de 2021. A constatação foi feita a partir de um levantamento com os resultados obtidos nas eleições do último domingo (15).

Estão entre os municípios Barra de Santana, Boa Vista, Cabaceiras, Caturité, São Domingos do Cariri, São João do Cariri, Serra Branca, Sumé e Taperoá.
O número de vagas de vereadores (as) nessas Câmaras Municipais varia de nove a treze, dependendo da cidade e sua extensão territorial. Outro dado de destaque nessa última eleição é que em outras 72 cidades paraibanas a próxima legislatura terá apenas uma representante mulheres.

Na contramão desse cenário está Gurjão. Essa é a única cidade paraibana que a maioria na Câmara será composta por mulheres. Todas novatas na legislatura e superando a marca de duas mulheres eleitas na atual gestão que termina em dezembro de 2020.

Das nove cadeiras na Câmara Municipal, 5 serão ocupadas por mulheres na pequena cidade de 3.453 habitantes.