Na semana em que o presidente da república sancionou o marco do saneamento, levantamento de site de notícias mostra 146 leilões parados no setor pelo país

You are currently viewing Na semana em que o presidente da república sancionou o marco do saneamento, levantamento de site de notícias mostra 146 leilões parados no setor pelo país

Levantamento da consultoria Radar PPP, que monitora o mercado de infraestrutura, mostra que 2 em cada 3 projetos no setor de saneamento básico anunciados nos últimos anos estão paralisados, e que a maioria são iniciativas de municípios. O estudo, identificou 68 projetos em andamento no país e 146 paralisados.

O mapeamento mostra ainda que existem atualmente no país 95 contratos assinados com o setor privado na área de água e esgoto, sendo 75 concessões e 20 PPPs (parcerias público-privadas).

De acordo com o levantamento, dos 95 contratos já firmados no país, a maior parte está concentrada em São Paulo (24), Tocantins (17) e Santa Catarina (11), com contratos com duração média de 29,5 anos. Atualmente, o saneamento é prestado majoritariamente por empresas públicas estaduais.

Segundo a Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), a iniciativa privada opera atualmente em apenas 6% dos municípios do país, somados todos os modelos de contrato.

Apesar da pequena fatia de mercado, a iniciativa privada já responde por cerca de 20% dos investimentos feitos no setor no Brasil. Segundo a associação, o total de investimentos previstos nos contratos já firmados é da ordem de R$ 37 bilhões.

A quem diga que o marco sancionado por Bolsonaro essa semana é meio que um privatização do setor inclusive com repasse do controle das águas para o iniciativa privada.