O Ministério da Saúde admitiu nesta segunda-feira (30) que persiste a instabilidade no sistema Conecte SUS Cidadão, plataforma que emite o certificado de vacinação contra a Covid-19 de pessoas que completaram o esquema vacinal (duas doses ou dose única, no caso do imunizante da Janssen).
O sistema demonstrava instabilidade desde a semana passada. No sábado (28), a pasta chegou a enviar nota para a TV Globo afirmando que o aplicativo ficou instável, mas que o problema já teria sido resolvido. Nesta segunda, as reclamações sobre a falha continuaram.
Apesar de o relato do ministério de que o problema seguia apenas para celulares Android, usuários do sistema iOS e também outros que tentaram acessar o site conectesus.saude.gov.br na noite desta segunda ainda apontavam que as falhas continuavam.
Segundo o ministério, os usuários que não conseguiram acesso ao certificado até 10 dias após a imunização completa devem procurar o local de vacinação, ou secretaria estadual ou municipal de saúde de sua região, para solicitar o registro.
Entretanto, apesar de o governo associar a suposta falha à possível falta de envio de dados por parte das secretarias estaduais, usuários relatam que antes conseguiam emitir o documento corretamente e visualizar o registro das doses, mas essas informações não estão mais disponíveis para toda a base de vacinados.