Mais de 2 mil celulares roubados foram recuperados e devolvidos aos donos em PE, só em 2022; saiba como se cadastrar no Alerta Celular

You are currently viewing Mais de 2 mil celulares roubados foram recuperados e devolvidos aos donos em PE, só em 2022; saiba como se cadastrar no Alerta Celular

Entre janeiro e março deste ano, seis mil celulares foram roubados ou furtados em Pernambuco. Por meio do programa Alerta Celular, a Secretaria de Defesa Social (SDS) conseguiu recuperar 2.431 telefones e devolver aos donos.

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, afirmou que é fundamental cadastrar o número do Imei no site da SDS. Após digitar o número no celular e colocar para chamar, você consegue ver as informações do aparelho. O secretário alertou para a baixa quantidade de celulares cadastrados no estado.

“O número ainda é muito baixo. Dos nove milhões de aparelhos que funcionam em pernambuco, apenas 600 mil estão no alerta celular”, disse o secretário.

O programa quer também reduzir o comércio de celular roubado. O tenente coronel Jonas Moreno, coordenador do Alerta Celular, explicou que, a partir do cadastro do celular no programa, quem for encontrado com um celular roubado será autuado pelo crime de receptação.

Como fazer

Para fazer o cadastramento, é preciso entrar no site da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e acessar a ferramenta Alerta Celular, no painel ‘Destaque’, no lado direito da página.

No cadastro, a pessoa precisa informar o Identificador Internacional de Dispositivo Móvel (IMEI). É uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

Com Informações do G1 PE