Mais de 60 crianças com doenças respiratórias seguem à espera de vagas em UTIs em Pernambuco

You are currently viewing Mais de 60 crianças com doenças respiratórias seguem à espera de vagas em UTIs em Pernambuco

O número de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) que aguardam uma vaga em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) continua em alta em Pernambuco. Na manhã desta quarta (10), a SES informou que a fila de espera por leitos de UTI infantil estava com 62 crianças com Srag. Esse número se refere à noite da terça (9), por volta das 19h35.

Desde segunda (8), a quantidade de crianças que precisam de um leito de terapia intensiva no estado se mantém elevado. A maioria delas mora no Grande Recife e tem menos de 2 anos. De acordo com a médica, a maior parte dos pacientes chega aos hospitais com desconforto respiratório.

A secretária-executiva de Regulação e Saúde, Domany Cavalcanti, disse que abriu, na segunda (8), 15 leitos de unidades de cuidados intermediários no Hospital Otávio de Freitas, no Recife, e outros dez no Brites de Albuquerque, em Olinda.

Na segunda (8), a Central de Regulação de Leitos do estado registrou 83 crianças na fila de espera por uma vaga em UTIs pediátricas.

Desse total, 77 são pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com a secretaria, as crianças levam, em média, cinco dias até conseguirem um leito, ficando internadas em salas vermelhas.