Luiz Gonzaga é recriado por inteligência artificial e canta com João Gomes em festival

You are currently viewing Luiz Gonzaga é recriado por inteligência artificial e canta com João Gomes em festival

João Gomes promoveu um encontro inesperado durante o festival iFood Arraial Estrelado, realizado no domingo (9), em São Paulo. O cantor dividiu o palco com Luiz Gonzaga, que foi reproduzido por recursos de inteligência artificial (IA). Juntos, João e Gonzaga cantaram a música “Eu Tenho a Senha”.

A inteligência artificial reuniu quase 100 músicas do Rei do Baião, em aproximadamente 80 minutos de gravação do repertório original, para recriar a voz de Luiz Gonzaga e aplicar na música de João Gomes.

Segundo o iFood, foram 40 dias de trabalho para que as imagens de Luiz Gonzaga fossem produzidas com base em outras 60 fotografias. O acervo audiovisual foi necessário para que a tecnologia de IA pudesse traçar padrões e projetar como imagem e som seriam reproduzidos na canção de João Gomes.

O projeto contou com a autorização da família de Luiz Gonzaga. Ao todo, 17 profissionais trabalharam para tornar a interação entre os dois artistas possível.

A animação preparada para o festival mostrou João Gomes contando sua história, ainda criança, em Serrita, sua cidade natal. Na sequência, os artistas fizeram o dueto do sucesso de João Gomes, no Jockey Club de São Paulo.

A proposta estava planejada para estrear no São João de Caruaru, mas acabou sendo adiada para que fosse possível refinar o resultado obtido pela inteligência artificial.

Outro dueto criado graças à inteligência artificial aconteceu na terça (4). Elis Regina e Maria Rita protagonizaram uma campanha da Volkswagen em comemoração aos 70 anos da empresa no Brasil

A peça mostra Maria Rita cantando o clássico de Belchior “Como nossos pais”, que fez sucesso na voz de sua mãe na década de 1970, enquanto conduzia a nova versão da Kombi. Elis Regina surge no modelo original do veículo, que para ao lado do carro de Maria Rita para compor o dueto.

Para que a reprodução gerada pela IA fosse possível, a campanha utilizou uma atriz dublê para registrar as imagens da cantora dirigindo o veículo. O rosto foi acrescentado depois por meio de edição posterior.

Com informações do G1 PE