Jovem que conciliou estudos com o trabalho no campo se forma em medicina na UFPE, em Caruaru

  • Post author:
You are currently viewing Jovem que conciliou estudos com o trabalho no campo se forma em medicina na UFPE, em Caruaru

Jeferson César Silva de Oliveira. Este é o nome do jovem de 26 anos que, durante seis deles, se dedicou aos estudos para se formar médico – a formatura foi em janeiro deste ano. Natural de Lage do Carrapicho, zona rural de Alagoinha, no Agreste de Pernambuco, ele é o primeiro da família a cursar o ensino superior e conciliou os estudos com o trabalho no campo para conseguir a aprovação no curso em uma universidade federal.

O jovem médico, que foi aprovado neste mês na residência para se tornar pediatra, estudou na zona rural até o 5º ano (antiga 4ª série), depois foi para uma escola em Alagoinha, na qual permaneceu até o Ensino Médio. Jeferson foi um aluno “nota 10” e estava pronto para ingressar na universidade. Ele tinha potencial, mas a condição financeira da família para seguir com os estudos era a incerteza em meio a tudo.

No curral, ele e os pais sempre tiveram uma luta diária para garantir o sustento. A venda do leite é fundamental para isso. O pai de Jeferson, Genivaldo, é um agricultor e criador experiente. O filho, estudioso, acostumou-se com a lida e começou cedo a tentar pegar o jeito para tirar o leite. “Eu comecei como moleque, como brincadeira de criança”, lembrou.

Além da agricultura e da criação de animais, Jeferson também leva jeito para cortar palma. Mas é na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) das Rendeiras, em Caruaru, que ele mostra as habilidades que tem como médico: sempre carinhoso com os pacientes e, sobretudo, com as crianças. “O mais gostoso é que dá aquele frio na barriga no começo. A gente pensa: ‘será que vou conseguir ajudar? Será que vou conseguir dar conta?’. E a gente vê que, aos poucos, a ficha vai caindo. E, com a ajuda de Deus, você vai conseguindo ajudar as pessoas”, ressaltou.

Com informações do G1 Caruaru