O jovem Vinícius Nunes de Queiroz, de apenas 22 anos, é estudante de Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – Campus Patos), e usa o conhecimento adquirido na faculdade para levar proteção a profissionais de saúde da sua cidade natal, através da produção de protetores faciais usados na prevenção ao novo coronavírus.
O estudante está trabalhando na produção de 400 protetores para a Prefeitura de Itapetim, que serão utilizados pelos profissionais de saúde durante a pandemia. O equipamento é usado por cima da máscara para dar maior proteção ao profissional no atendimento a pacientes infectados pelo vírus.
Vinícius trabalha em casa com o auxílio de uma impressora 3D, montada por ele e pelo professor Egipciense Jonas de Souza. Jonas é técnico de Laboratório da UEPB e sabe como criar e montar as impressoras, além de ter ensinado a fazer os desenhos.
Os protetores produzidos pelo jovem talento do Ventre imortal da poesia custam apenas R$ 20,00. Além das encomendas, ele também atende a região.
O tipo de protetor foi desenvolvido pelo engenheiro Rodolfo Castelo Branco e Yasmine Martins, coordenadora do Laboratório de Tecnologia 3D (LT3D), do Núcleo de Tecnologias e Estratégicas em Saúde (Nutes) da UEPB.
Com informações do Repórter do Sertão