Um jovem egipciense de apenas 23 anos, tirou sua vida na manhã dessa segunda-feira (31), em uma comunidade rural de São José do Egito. Não há informações sobre o que teria levado o rapaz a tirar a própria vida.
Diante de mais um caso de suicídio na nossa região chamamos a atenção para o Setembro Amarelo, campanha realizada sempre nesse período do ano que tenta prevenir esse tipo de conduta.
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente essa campanha do Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
São registrados cerca de 12 mil suicídios anualmente no Brasil e mais de 01 milhão em todo mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais.
Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo aconteceu e deve receber apoios de todos, seja entidades ou pessoas que querem o bem estar de nossa sociedade, afinal de contas qualquer um pode ser vítima desse mal.