Terminado o prazo da janela partidária, que deu o direito para os políticos mudarem de partido, o atual presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito-PE, permaneceu no PSB. Assim o parlamentar de primeiro mandato dá uma indicação clara que deverá voltar a base do Governo Evandro Valadares.
Nas eleições de 2020 João de Maria obteve 1.292 votos, sendo o vereador mais votado do pleito, e um dos mais votados da história política egipciense,
O vereador assumiu a presidência da Casa Arlindo Leite Lopes, no Biênio 2021/2022, e depois foi reeleito presidente para 23/24. Chegou a ser afastado do cargo pela justiça, mas conseguiu uma decisão favorável e voltou a cadeira da Presidência.
Foi na gestão de João de Maria que foi Criada a Galeria das Mulheres Vereadoras, que deu o nome de Vanilda Patriota, Instaurou a sala de reuniões Vereador Flávio Jucá. Entregou e inaugurou as novas salas da Presidência e do departamento Jurídico, implantando o Posto de Emissão da Carteira de Identidade. Implementou o Orelhão Digital e deu-se o nome do ex-parlamentar João Bilú. Reformou e requalificou o auditório, secretaria, banheiros e iluminação de todo prédio da Câmara.
A dúvida agora é. Qual será o caminho que o vereador vai seguir, brigar por uma reeleição na Câmara, tentar ser vice ou até mesmo encabeçar uma chapa, ou somente terminar seu mandato em grande estilo?