Uma equipe especializada da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando desde 6 de Abril todos os dias, o monitoramento dos casos suspeitos de covid-19. Já foram 6.300 ligações em 58 dias de atividade, o que dá uma média de mais de 100 telefonemas diariamente.
Os casos são detectados pelos profissionais da atenção básica (PSFs) e do Hospital Maria Rafael de Siqueira. Após o atendimento nessas unidades, os dados são repassados para coordenação da atenção básica, onde após processados, a equipe entra em contato, passa as informações do protocolo de isolamento para os pacientes, e começa a fazer o acompanhamento diário da pessoa e de seus contatos.
Caso haja indicação médica para realização do teste rápido, o monitoramento também reforça a data prevista para fazer, para que o paciente realize no tempo hábil.
Além dos casos suspeitos também é realizado o monitoramento das pessoas cadastradas nos PSFs como diabéticas acima de 60 anos, 857 pessoas, os que fazem tratamento fora do domicílio 30 e as crianças com microcefalia, três. Também é feito o acompanhamento dos acamados e domiciliados que são 459 pessoas.