Nessa quinta (24), Itapetim realizou a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o tema “Mais Democracia, Igualdade e Justiça para Todas”. Promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, o evento reuniu representantes da gestão pública, sociedade civil, rede de proteção, lideranças comunitárias, usuárias da secretaria e a Associação de Mulheres da Gameleira. A presidente da Associação, Evanice Pereira, foi uma das palestrantes.
A programação contou com a execução dos hinos por Cícero Audo, apresentações de Aninha, Sidianeide e Rita de Cássia e depoimentos como o de Alane Marillac, mulher atendida pela secretaria. A palestra principal foi ministrada por Apolônia (Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú), com reflexões potentes sobre os desafios e avanços das políticas públicas. Também houve apresentação da advogada e poetisa Izabela Ferreira e do Grupo de Idosos do SCFV.
Foram debatidos cinco eixos temáticos, mediados por técnicos das Secretarias da Mulher e Assistência Social. As propostas aprovadas serão levadas para a 6ª Conferência Estadual, pelas delegadas eleitas na Conferência Municipal.
Eixos discutidos:
Poder e Participação das Mulheres
Políticas Públicas: Implementação, Financiamento e Controle Social
Enfrentamento das Violências contra as Mulheres
Autonomia Econômica, Direitos Sexuais e Reprodutivos
Mulheres, Diversidades e Interseccionalidades
Autoridades como a prefeita Aline Karina, e o vice-prefeito Chico de Laura, além da secretária Edilene Machado, e do presidente da Câmara Júnio Moreira, do promotor de Justiça Dr. Samuel, sargento Edinubia (presidente do Conselho da Mulher), também participaram do evento.