Apesar desse ano o clima mais frio ter predominando até o começo de setembro, diferente dos outros anos, que em agosto já era possível sentir as temperaturas mais elevadas. Incêndios de grandes proporções começaram a assustar a região do Vale do Pajeú desde o último fim de semana.
O primeiro incêndio combatido pelo Corpo de Bombeiros foi na região entre os sítios Timbaúba e Papagaio, em São José do Egito, no começo da semana.
Depois, um outro foco de incêndio aconteceu em área residencial de Afogados da Ingazeira, na rua Diomedes Gomes, no centro de Afogados da Ingazeira.
E na última terça-feira (27), um outro incêndio chamou atenção de quem passava pela PE-320, na entrada da cidade de Triunfo. O fogo consumiu parte da vegetação da Serra de Brocotó, na altura do KM 1 da PE-350. Foi necessário o emprego de três viaturas do Corpo de Bombeiros, com 12 militares. Houve também a atuação da brigada do PrevFogo do IBAMA.
O fogo foi contido com o uso de mochilas costais e abafadores, uma vez que o local é íngreme e de difícil acesso, impossibilitando a circulação de viaturas.
Nos três casos ninguém se feriu, mais fica o alerta para nesse período do ano, de clima seco, evitar a colocar fogo em vegetação e ter muito cuidado com uma serie de coisas, como vidro, que pode iniciar um incêndio.