Impacto do YouTube no PIB brasileiro foi de R$ 3,4 bi em 2020

  • Post author:
You are currently viewing Impacto do YouTube no PIB brasileiro foi de R$ 3,4 bi em 2020

Um estudo inédito, encomendado pela empresa junto à consultoria Oxford Economics, mostra que, no Brasil, o mercado em torno do YouTube impactou o Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 em 3,4 bilhões de reais, gerando 122.000 empregos.

O efeito é sentido também por empresas e profissionais, cuja estratégia de comunicação e diálogo com consumidores passa cada vez mais pela plataforma. Segundo apurou a Oxford Economics, 87% das empresas que possuem um canal afirmam que o YouTube as ajuda a entender seu público, 85% dizem que conseguiram aumentar a base de clientes e 92% dizem ser encontrados mais facilmente.

Se há alguns anos, havia influenciadores e criadores de conteúdo dedicados à vida de “vlogs”, hoje é cada vez mais comum que a plataforma componha uma estratégia de desenvolvimento de negócios e de profissionais que escolhem se comunicar por vídeos.

Os dados divulgados trazem uma dimensão nesse sentido: o número de canais que faturam mais de 10.000 reais em publicidade em um ano, cresceu 70% em 2020. Já são mais de 2.000 canais que têm 1 milhão de assinantes no Brasil, alta de 30%. Do lado das empresas, tem sido cada vez mais comum parcerias e inserções publicitárias.

Mas, acima dos aspectos econômicos e de negócios, o YouTube tem se mostrado uma plataforma diversa culturalmente, o que é percebido pelos usuários. 94% deles acredita que os vídeos são ricos nesse sentido e 78% dizem ter acesso a conteúdo que não está disponível em mídias mais tradicionais.

Com informações do Fórum