Há mais de um mês o Governo do Estado liberou a realização de celebrações nos templos religiosos com a presença de fies, no entanto, devido a preparação e avaliando a situação de cada município, a igreja católica no Pajeú começou a reabertura aos poucos.
A Diocese de Afogados da Ingazeira presente em 19 cidades com 24 paróquias decidiu avaliar a situação de cada município de forma particular, por isso algumas paróquias voltaram a celebrar missas com presença das pessoas há algumas semanas, no entanto no Alto Pajeú, os padres decidiram por retornar no próximo domingo, dia 6 de setembro.
Vale lembrar que a retomada é gradual e em fase de teste, seguindo rigorosamente os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde, assim os fies tem que agendar com antecedência a presença nas missas que terão número limitado de fies, nas Secretarias paroquias de cada paróquia, de segunda a sábado, menos na terça das 08h as 12h.
Na igreja matriz de São Judas Tadeu em São José do Egito serão apenas 50 pessoas por celebração, já na matriz São José serão 58, número definido de acordo com o tamanho de cada espaço.