Governo de PE sanciona lei que garante anistia para motocicletas que estão com IPVA vencido até 2020

  • Post author:
You are currently viewing Governo de PE sanciona lei que garante anistia para motocicletas que estão com IPVA vencido até 2020

Uma nova lei, assinada nesta quinta (16), pelo governo de Pernambuco, permite que donos de motocicletas fiquem sem quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que venceu até 2020. A norma também autoriza o parcelamento e a prorrogação do prazo de pagamento do tributo e de outras taxas.

De acordo com o governo, a nova lei trata do imposto para motocicletas, ciclomotores e motonetas nacionais, com até 162 cilindradas, de propriedade de pessoa física.

A lei foi sancionada pelo governador Paulo Câmara (PSB), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, no Centro do Recife.

O gestor afirmou que, a partir de outubro, as pessoas que quiserem regularizar a situação contarão com esses benefícios. Para o governo, a lei “vai ajudar o estado a se desenvolver, gerando mais empregos e renda”.

A lei assegura a isenção do IPVA, taxa de prevenção de incêndio, licenciamento, liberação da moto recolhida na vistoria. Os condutores também ganham o direito de não pagar taxas de reboque e diárias de 2020, em caso de veículo apreendido.

A norma determina que, para ter direito ao benefício, o proprietário do veículo deve apresentar, até 31 de dezembro de 2021, os comprovantes de quitação integral do IPVA e demais taxas deste ano. Será contemplado um veículo para cada pessoa.

Em caso de condutores com dívidas de tributos e taxas em 2021, o governo disse que existe a possibilidade de quitar o débito, sem incidência de juros e multa, em cota única, em dezembro. Outra possibilidade é fazer o parcelamento em três vezes, a partir de outubro.

Para os proprietários de motos que aderirem a esse parcelamento, o IPVA e as taxas referentes a 2022 podem ser pagos em cota única, com desconto de 7% e vencimento em outubro do próximo ano.

Também poderá ocorrer o parcelamento em três cotas, em outubro, novembro e dezembro de 2022.

Por meio de nota, o secretário estadual da Fazenda, Décio Padilha, afirmou que a iniciativa tem alcance social, já que “as motos são utilizadas como instrumento de trabalho.”

Com informações do G1 PE