Governo cria socorro para grandes empresas do setor elétrico e consumidor é que deve pagar a conta

You are currently viewing Governo cria socorro para grandes empresas do setor elétrico e consumidor é que deve pagar a conta

O Governo divulgou em uma edição extra do diário oficial um decreto regulamentando como será a “ajuda” que será dada as grandes concessionárias de energia desse país.A medida passa para o consumidor o aumento da cobrança da conta de luz a partir de 2021, como sempre o pato quem paga somos nós.

Os empréstimo deverão ser fixados pela Agência Nacional de Energia Elétrica, mas não deverá ultrapassar o total de R$ 14 bilhões. O objetivo do socorro é cobrir o rombo financeiro no setor elétrico, gerado pela queda no consumo de energia.

A partir do ano que vem, advinha quem vai pagar os empréstimos que as grandes empresas fizerem? Os consumidores por meio da cobrança de uma tarifa adicional nas contas de luz. O valor será parcelado em 60 meses, ou seja, a quitação deve ocorrer apenas em 2025.

Como cada distribuidora receberá uma parcela diferente do empréstimo, o valor a ser pago por consumidores atendidos por uma distribuidora será diferente do que vai ser pago pelos clientes de outra.

Curioso é que os consumidores não deixaram de pagar sua conta, já existe uma previsão de reajuste das contas ainda para esse ano, que foi adiada pelo coronavirus, então pagaremos duas vezes, mais ai tem o empréstimo autorizado pelo Governo que as empresas vão fazer, provavelmente dos bancos públicos, então pagaremos a terceira vez e por fim a partir do ano que vem pagaremos os tais empréstimos feitos esse ano, ou seja, nossa conta de luz agora será multiplicada por 4…