Golpistas criam lojas online falsas de grandes marcas, para enganar clientes na Black Friday

  • Post author:
You are currently viewing Golpistas criam lojas online falsas de grandes marcas, para enganar clientes na Black Friday

Golpistas estão aproveitando a proximidade da Black Friday para criar lojas online falsas e enganar consumidores. Páginas fake da Shopee e da Havan foram identificadas recentemente por pesquisadores da empresa de segurança digital ESET.

Os sites imitam o visual das lojas oficiais, oferecem produtos com descontos de até 70% e aceitam apenas pagamento via PIX. A página que finge ser da Shopee, por exemplo, anunciava um videogame por R$ 2 mil, abaixo do valor de R$ 3 mil cobrado pelo mesmo modelo em lojas confiáveis.

Ao acessar os sites, é possível perceber outro padrão usado pelos golpistas: a urgência. As páginas exibem contagem regressiva, quantidade limitada de produtos ou mensagens como “últimas unidades” para pressionar o consumidor a comprar rapidamente.

Ao acessar a tela de pagamento, os sites falsos solicitam dados pessoas da vítima, como nome, e-mail e telefone.

O site de grandes empresas brasileiras geralmente termina em “.com.br”. Alguns usam apenas “.com”, mas vale conferir se não há nada estranho na URL. Um dos links falsos identificados terminava, por exemplo, em “.app”. Oberseve também a escrita das marcas, sempre tem uma letra sobrando ou faltando.