Muita gente pretende melhorar a carreira, mas poucos ainda têm realmente conhecimento em tecnologia e o motivo, segundo um estudo realizado pela IBM, é a falta de conhecimento tecnológico, causada, principalmente, por uma barreira financeira.
A empresa realizou mais de 14 mil entrevistas com estudantes e profissionais que estejam em transição de carreira ou em busca de um novo emprego em 13 países, incluindo o Brasil.
Aqui no país os dados revelam que:
60% dos profissionais em busca de um novo emprego e 67% dos que estão em transição de carreira acham que não estão qualificados para trabalhar em um emprego na área porque não possuem os diplomas acadêmicos adequados;
63% dos entrevistados se preocupam com o custo de obtenção de certificações digitais;
Ser capaz de continuar trabalhando enquanto obtém certificados é importante para quem está mudando de carreira;
Os estudantes e profissionais ouvidos querem exercer funções relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática em diferentes indústrias, mas a maioria respondeu que não está familiarizada com as opções de carreira disponíveis nesse setor. Ao mesmo tempo, enxergam uma oportunidade nos cursos de capacitação e certificação online.
Existem várias opções para quem quer aprender mais sobre tecnologia. Basta um acesso à internet para aprender mais sobre a área. Iniciativas tais como o Scratch e Khan Academy oferecem conteúdo gratuito sobre tecnologia. A IBM tem várias iniciativas nesse sentido, entre elas a IBM Skills Build, que oferece capacitação gratuita de tecnologia disponível em todo o mundo. A empresa também tem a Maratona Behind the Code, que é a maior competição de programação da América Latina, e que chegou a virar uma minissérie com o mesmo nome, disponível em Amazon Prime Video, e que contou com brasileiros que mostraram um pouco da sua jornada em descobrir a programação de computadores.
O Youtube também pode ser uma fonte de aprendizagem com diversas aulas e tutoriais totalmente gratuitos. Também vale a pena procurar iniciativas das prefeituras e ONGs que oferecem aulas gratuitas de capacitação para tecnologia.
Com informações do SBT News