Estudante de jornalismo egipciense cria vídeos engraçados e ganha destaque em rede nacional

You are currently viewing Estudante de jornalismo egipciense cria vídeos engraçados e ganha destaque em rede nacional

“Big fone”, declamação de cordel e vídeos engraçados nas redes sociais têm sido estratégias utilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para incentivar os jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor. Em uma semana de campanha, mais de 5 mil adolescentes nessa faixa etária receberam o documento em Pernambuco. A meta é chegar a 30 mil no estado.

As ideias partiram da estudante de jornalismo Vivi Maria, estagiária do TRE-PE. Natuaral de São José do Egito, que desde criança convive diretamente com a cultura popular e resolveu usa-la para ajudar nessa missão de convencer os jovens a votar. Ela decidiu, por conta própria, gravar vídeos para dar o recado aos adolescentes que já podem votar.

Desde a Constituição de 1988, os adolescentes de 16 e 17 anos têm o direito de votar. Essa conquista ocorreu após uma mobilização dos movimentos estudantis, que pressionaram os parlamentares para que o voto da juventude fosse possível.

Atualmente, mais de três décadas depois, a Justiça Eleitoral tenta reverter a baixa procura dos adolescentes para tirar o título eleitoral. É simples tirar o título, o que pode ser feito em poucos minutos, pela internet.

Com informações do G1 PE