Escola Municipal Baraúnas participou de projeto educacional e alunos se tornaram autores dos seus próprios livros

  • Post author:
You are currently viewing Escola Municipal Baraúnas participou de projeto educacional e alunos se tornaram autores dos seus próprios livros

A Escola Municipal Baraúnas, que leva o nome da comunidade em que está inserida nas proximidades do distrito de Riacho do Meio, é uma das escolas da rede municipal de ensino de São José do Egito. A instituição tem um histórico de projetos educacionais de referência, sendo reconhecida pelo trabalho de excelência que desenvolve com seus alunos.

Em 2019, a Escola Municipal Baraúnas participou do projeto, “SUPER AUTOR”.   A proposta tinha como base, contribuir na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, dando oportunidade para que os estudantes se tornassem autores de suas próprias histórias, onde essas histórias, seriam escritas em livros literários.  Na época, duas turmas dos Anos Iniciais, (4º e 5º anos)    participaram desse projeto. As professoras envolvidas foram Eliane Gomes e Maria Aparecida de Brito. Ambas se tornaram a base para esse inicio de implantação do projeto na escola.  Em 2020, devido a situação de pandemia no mundo, não foi possível a continuidade do projeto na escola.

Em 2021, a Instituição de Ensino, voltou a abraçar a proposta pedagógica.  Dessa vez através da ‘’ESTANTE MÁGICA”, com objetivo de tornar o aluno protagonista, autor da própria história, desenvolvendo cada vez mais a autoconfiança e múltiplas habilidades aumentando o aprendizado. Seu foco é contribuir para que a educação seja um processo transformador para todo mundo.

Em julho de 2021, a gestora da Escola Aldiglébia Ferreira, apresentou novamente a proposta pedagógica para todo o corpo docente da escola. O principal objetivo era que, diante de tantos desafios, de tantas dificuldades detectadas nesse tempo de distanciamento entre os alunos e professores, era possível fazer com que os estudantes se apropriassem mais do sistema de leitura e produção escrita. Tendo como apoio maior a família, a escola e professores.

No último dia 20 de dezembro, a escola fez a entrega dos livros e transformou a culminância do projeto em dia de autógrafos.  Participaram do evento, toda comunidade escolar, além do secretário de educação Henrique Marinho, a diretora de ensino do município Selma Leite, e equipe pedagógica.

Os estudantes Emilly Silvino Cordeiro, Isabelly da Silva Alves, Isabelly Vitória de Brito Alves, Maria Vitória da Costa Ferreira, Matias Ribeiro Veras, Thays de Lucena Amaral, e Valeska Loranny Santos Silva, todos alunos da turma do 3º ano do ensino Fundamental, da professora Elaine Brito, participaram dessas produções escritas que se tornaram autores dos seus próprios livros.

O Momento foi de emoção para todos, principalmente para os pais dos alunos.  Para a mãe de uma autora é muito gratificante: ”Saber que minha filha escreveu um livro contando uma história da minha vida, um fato real. Me sinto orgulhosa”.