Enem 2021 começa neste domingo (21) com menor número de participantes em 16 anos e suspeitas de interferência

  • Post author:
You are currently viewing Enem 2021 começa neste domingo (21) com menor número de participantes em 16 anos e suspeitas de interferência

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem neste domingo (21) o primeiro dia de provas. Serão 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Os estudantes têm ainda que fazer uma redação.

No total, 3.109.762 pessoas se inscreveram para essa edição da prova, menor número registrado desde 2005. Houve ainda uma redução mais acentuada na participação de pretos, pardos e indígenas em comparação com a última edição da prova.

A aplicação do exame acontece em meio a uma crise no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, que ganhou os holofotes após 37 servidores pedirem demissão de seus cargos.

Estes servidores acusaram a diretoria do órgão de, entre outras coisas, tentar interferir na formulação do Enem 2021 para evitar questões polêmicas que eventualmente incomodariam o governo Bolsonaro.

Com informações do G1