Empresa trabalha em ritmo acelerado para instalar tomógrafo em SJE

  • Post author:
You are currently viewing Empresa trabalha em ritmo acelerado para instalar tomógrafo em SJE

A empresa Canon, fabricante que ganhou a licitação realizada em 2020, pela Prefeitura de São José do Egito, está trabalhando em ritmo acelerado para instalar o quanto antes, o equipamento de tomógrafo no Hospital Maria Rafael de Siqueira, o trabalho já está chegando a sua fase de conclusão, garante o secretário de saúde Paulo Jucá.

Em breve, a cidade contará com o único aparelho de tomografia computadorizada da rede municipal de saúde em todo o interior de Pernambuco, segundo nota.

“Com esse tomógrafo, nossa população não precisará mais se deslocar para os grandes centros, reduzindo as transferências em busca desse tipo de exame. Nossos diagnósticos serão mais assertivos, consequentemente, os tratamentos mais rápidos e eficazes”, diz o Secretário de Saúde Paulo Jucá.

Ao blog, ele informou que hoje foi concluída a primeira etapa, de instalação do equipamento na sala. Dia 22 está prevista a segunda etapa, com a vinda da equipe que vai ligar o equipamento.  A etapa final será de treinamento.  “Acredito que no início de março começamos a operá-lo”, diz.

O equipamento tem a configuração mínima de 16 canais e 32 cortes, um dos melhores do mercado atualmente.

É atualmente um dos principais exames para investigar covid-19, mas também tem aplicação na identificação de nódulos ou tumores, vasos pulmonares e cerebrais.

Por conta da tecnologia e custo, há poucos equipamentos desse tipo mesmo envolvendo redes pública e privada.

Além de auxiliar no diagnóstico de casos de Covid, o equipamento vai ser fundamental no tratamento e prevenção de várias doenças. Hoje, muitas pessoas são transferidas do Sertão para outros centros para ter acesso a exames com tomógrafo.