Em São José do Egito fogos de artificio são proibidos 

You are currently viewing Em São José do Egito fogos de artificio são proibidos 

A terceira maior cidade do Pajeú segue uma tendência nacional, para tentar conscientizar a população sobre o não uso de fogos de artificio que causem barulho. No município é proibido a comercialização, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artificio e artefatos pirotécnicos com estampido desde novembro de 2021, quando foi aprovada a lei número 749, de autoria do vereador Flávio Jucá, falecido no fim de 2022.

É inegável que a cultura regional, tenha como característica, especialmente nessa época do ano, o uso de fogos que causam muitas vezes, barulhos ensurdecedores.

Mas, também é importante lembrar que esse estampido prejudica especialmente a saúde de pessoas com deficiência, idosos, crianças de colo e a vida animal como um todo, destaca-se os cachorros por exemplo, que  podem identificar um som 4 vezes melhor que nós, seres humanos, ou seja a audição dos cães são bem mais sensíveis do que, as nossas, ou seja, quando é soltado um foquetão muito barulhento e nos incomodamos, o cachorro se incomoda ainda mais.