Eclipse parcial do Sol ocorre neste sábado; apenas ponto no extremo sul do Brasil verá trecho do fenômeno

You are currently viewing Eclipse parcial do Sol ocorre neste sábado; apenas ponto no extremo sul do Brasil verá trecho do fenômeno

O primeiro eclipse solar do ano ocorre neste sábado (30). Mas ele será parcial e no Brasil somente um ponto no extremo sul do Rio Grande do Sul conseguirá observar o fenômeno, dependendo do local de observação e se as condições climáticas forem favoráveis.

Isso porque o eclipse acontecerá no país perto do horário do pôr do Sol e com uma cobertura do nosso astro que não chegará aos 7%.

Os moradores de Barra do Quaraí, o município mais ocidental do Rio Grande do Sul, observarão o pico do fenômeno perto das 18h12 da tarde, minutos antes do Sol se pôr. Por lá, a cobertura do disco do Sol será de 6,28%.

Um eclipse solar acontece quando a Lua se move entre o Sol e a Terra, fazendo uma sombra que bloqueia totalmente ou parcialmente a luz solar. Durante um eclipse parcial, o nosso satélite não chega a cobrir o Sol, mas é possível observar um pedacinho do astro encoberto.

Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o evento de hoje poderá ser observado principalmente no Chile, na Argentina, na maior parte do Uruguai, no oeste do Paraguai e no sudoeste da Bolívia e do Peru, mas a cobertura do disco solar variará dependendo do local.

Alguns locais do sul do Oceano Pacífico, Antártico e uma parte pequena do Atlântico também poderão observar o fenômeno, assim como regiões da costa noroeste da Antártida, como na estação de pesquisa brasileira Comandante Ferraz.

Um próximo evento do tipo acontecerá na noite do dia 15 de maio para a madrugada do dia 16, mas desta vez será um eclipse total da Lua. Isso quer dizer que o Sol, a Terra e Lua se alinharão e a Lua passará na sombra da Terra. O fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil.

Pacini explica explica que, ao longo da noite, veremos a Lua sumindo com a sombra da Terra passando na frente. Quando o evento chegar em sua totalidade, e a sombra encobrir completamente o disco lunar, a Lua ficará avermelhada, isso porque não teremos a incidência direta da luz do Sol.

“É o mesmo fenômeno que torna o pôr do Sol vermelho. É como se a luz do Sol fosse filtrada pela nossa atmosfera e sobrasse esse vermelho que espalha a luz do Sol que incide sobre a Lua”, diz.

Informações do G1