Duas universidades paraibanas estão entre as melhores do Nordeste, aponta ranking internacional

You are currently viewing Duas universidades paraibanas estão entre as melhores do Nordeste, aponta ranking internacional

A Paraíba tem duas instituições públicas de ensino superior entre as 10 melhores do Nordeste e 50 melhores do Brasil, pelo menos é o que diz a World University Rankings 2020-21, divulgado na última segunda-feira (8).

O Brasil tem 57 entre duas mil instituições de ensino superior de todo o mundo. De acordo com o ranking mundial, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está na posição 1.241, com 69 pontos em uma escala que vai até 100. Entre as instituições de ensino do país, a UFPB ocupa a 31° posição, sendo a 5ª melhor do Nordeste.

Já a UFCG tem 66.8 pontos e ocupa a posição de 1.740 no mundo, estando em 49° entre as universidades do Brasil e em 8° entre as instituições do Nordeste.

Para desenvolver o ranking, foram avaliados fatores como a qualidade do ensino; a empregabilidade dos ex-alunos; a quantidade de acadêmicos que ganharam prêmios e medalhas internacionais; e o total de trabalhos de pesquisa realizados.

Além disso, é considerado o número de pesquisas publicadas em revistas de “primeira linha” e influentes, assim como o número de trabalhos altamente citados.

O primeiro lugar geral foi ocupado pela Universidade de Harvard, pelo nono ano consecutivo. Entre as instituições brasileiras, a Universidade de São Paulo ficou em primeiro lugar.

Com informações do G1 PB