Os deputados de Pernambuco aprovaram, na última segunda-feira (16), a nova Previdência dos servidores públicos estaduais, em segunda votação. Em sessão realizada na Assembleia Legislativa (Alepe), no Centro do Recife, os parlamentares elevaram de 13,5% para 14% a alíquota de contribuição previdenciária.
Agora, o texto segue para a redação final e, depois, para assinatura do governador Paulo Câmara (PSB). O estado tem, atualmente, 119.969 servidores ativos, 72. 372 aposentados e 25. 479 pensionistas.
O texto aprovado também implementa o sistema complementar de Previdência, chamado de Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de Pernambuco (Funaprev), para os profissionais que vão integrar o quadro efetivo do estado.
Na sessão desta segunda, foram registrados 28 votos favoráveis ao projeto de reforma previdenciária. Isso significa um a mais do que o resultado da primeira votação, ocorrida na quinta-feira passada dia 12.
Entre os 49 parlamentares, seis foram contrários ao projeto de reforma previdenciária, na segunda votação. Isso significa dois votos a menos do que na primeira votação de quinta. Quinze deputados não participaram da votação.
Eram necessários 25 votos, no mínimo para aprovar o texto. A votação ocorreu de forma aberta e os nomes e votos dos parlamentares apareceram no painel eletrônico da Alepe.
Durante a apreciação da matéria, houve manifestações de servidores da educação, que estavam nas galerias da Alepe. Eles levaram faixas, com a frase “Abaixo a reforma de Paulo Câmara”.
Com informações do G1 PE