Crise na segurança pública, Pernambuco vive escalada na violência

You are currently viewing Crise na segurança pública, Pernambuco vive escalada na violência

A mudança no comando geral da Polícia Militar e da chefia da Polícia Civil em Pernambuco, anunciada na última segunda-feira (22), chega cercada de expectativas. Enquanto em uma breve nota o governo estadual destacou que as trocas vão ajudar o Estado a se tornar mais seguro, a sociedade segue preocupada com o avanço da criminalidade e o aumento no número de mortes violentas intencionais.

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), 3.632 pessoas foram assassinadas no Estado no ano passado. O crescimento foi de 5,98% em relação a 2022, quando 3.427 vidas foram perdidas. O resultado vai na contramão da média nacional. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou, no final de dezembro de 2023, que o País atingiu uma queda preliminar de cerca de 5% nos homicídios.

Para especialistas, o aumento da violência em Pernambuco pode ser resultado de mudanças implementadas após o início da gestão Raquel Lyra. Ao mesmo tempo, é preciso um trabalho de integração, com o MJSP à frente, para compartilhamento de informações e estratégias entre os Estados, visto que Pernambuco não é o único a apresentar crescimento dos indicadores da criminalidade.

A diminuição do déficit de profissionais da segurança pública se torna ainda mais fundamental. Mais policiais militares precisam estar nas ruas, diminuindo a insegurança, e mais civis precisam estar à frente das investigações dos crimes. O trabalho do Judiciário, no julgamento de processos criminais travados, também merece olhar especial quando se fala em punição.

O Juntos pela Segurança, lançado por Raquel Lyra em novembro de 2023, tem como meta uma queda de 30% nos índices de violência até o final de 2026, tendo como base os resultados de 2022.

Quatro indicadores serão avaliados: mortes violentas, violência contra a mulher, crimes violentos patrimoniais e roubos e furtos de veículos.

Com informações do JC Online