Crimes cibernéticos têm aumento de 237% em PE

You are currently viewing Crimes cibernéticos têm aumento de 237% em PE

É preciso ter muito cuidado com anúncios na internet e telefonemas de números desconhecidos. Do outro lado do celular, pode estar um criminoso tentando aplicar um golpe.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), um comparativo do primeiro semestre do ano passado com o mesmo período deste ano mostra um aumento de 237% nos casos de crimes cibernéticos no estado.

No primeiro semestre deste ano, foram registradas 944 ocorrências deste tipo de crime em Pernambuco. No mesmo período do ano passado, houve 280 notificações.

De acordo com o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, Eronides Meneses, as redes sociais são as plataformas em que os golpistas circulam com mais frequência.

Um dos tipos de golpe é aplicado da seguinte forma: em uma chamada gravada por uma pessoa que prefere não se identificar, o golpista se passa por um funcionário de um banco e diz que alguém tentou fazer uma transferência de R$ 5 mil da conta da vítima.

A conversa dura mais de 30 minutos e segue até o cliente dizer que prefere confirmar as informações com o gerente.

O suposto funcionário do banco diz que o cartão vai ser bloqueado se não fizerem logo o procedimento por telefone. Nesse caso, a pessoa não caiu no golpe.

Com informações do G1 PE