Após exames de DNA, foi comprovado que os restos mortais encontrados por um caçador em uma mata fechada, no Sítio Cacimba Salgada, na zona rural de Itapetim, em janeiro deste ano, é da itapetinense Vera Lúcia Francisca da Silva, conhecida como Vera de Bibiu Letreiro”, de 48 anos.
Vera havia desaparecido em julho de 2023 e, apesar das campanhas e tentativas para tentar localizá-la, a família não conseguiu encontrá-la com vida.
Devido ao estado avançado de decomposição que o corpo foi encontrado, não era possível fazer reconhecimento visual e somente um exame de DNA poderia comprovar a identidade da vítima.
Em fevereiro, familiares foram chamados para a coleta do material. A realização desse tipo de procedimento depende do estado de conservação do corpo, além das condições nas quais ele foi localizado.
O processo para exame de DNA é burocrático e segundo a Secretaria de Segurança Pública, não há prazo para que seja concluído. Em alguns casos, o processo chega a demorar meses ou até um ano. Baseado na análise do material genético e na comparação com o DNA do parente, as equipes produzem um laudo com os resultados obtidos, confirmando ou não a identidade da vítima.
Após a emissão do laudo, o resultado foi encaminhado para às autoridades policiais de Itapetim e a família. Com o laudo confirmando a identidade, os familiares podem fazer a retirada do corpo para sepultamento.
Vera deixou três filhas e 4 netos.