Congresso aprova MP que obriga cartórios a oferecer serviços online

You are currently viewing Congresso aprova MP que obriga cartórios a oferecer serviços online

O Senado e a Câmara aprovaram na terça-feira (31) uma medida provisória que obriga cartórios de registro a oferecer serviços pela internet e digitalizar o próprio acervo.

O texto foi aprovado com uma série de mudanças no Senado, no início da noite, e enviado para uma nova análise na Câmara. Pouco tempo depois, os deputados deram aval às modificações feitas pelos senadores – que vão, agora, para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Por se tratar de uma MP, o texto já estava em vigor desde que foi publicado pelo governo. A medida precisava ser aprovada em definitivo pelo Congresso até esta quarta-feira (1º) para não perder a validade.

Entre os serviços que poderão ser feitos online, estão:
• registros de imóveis;
• certidão de nascimento;
• certidão de casamento;
• consultas unificadas nas bases de documentos de todos os cartórios (por meio de dados como CPF, CNPJ ou matrícula de imóveis).

A MP estabelece que os serviços terão que ser oferecidos pela internet até 31 de janeiro de 2023. O cronograma de implementação será estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com o governo, os cartórios físicos continuarão funcionando normalmente e prestando serviços de forma presencial.