No último dia 29 de maio de 2026, a Secretaria Municipal de Educação de São José do Egito realizou a etapa municipal do Concurso Ler Bem 2026, evento que aconteceu nas dependências da Faculdade Vale do Pajeú e reuniu estudantes, educadores, familiares e representantes da comunidade escolar em uma grande celebração da leitura.
A competição contou com a participação dos 12 estudantes finalistas do 4º Ano do Ensino Fundamental, representantes das escolas da rede municipal de ensino. Nesta edição, os participantes realizaram a leitura de trechos da obra “O Pequeno Príncipe”, clássico da literatura mundial escrito por Antoine de Saint-Exupéry, demonstrando fluência, interpretação, espontaneidade e expressividade durante suas apresentações.
O Concurso Ler Bem tem como principal objetivo incentivar o hábito da leitura entre crianças e adolescentes, fortalecendo o desenvolvimento das competências leitoras e contribuindo para a formação de leitores críticos e conscientes.
A etapa municipal foi marcada por momentos de emoção, dedicação e talento, evidenciando o trabalho realizado pelas escolas, professores e famílias no incentivo à leitura.
Após a avaliação da comissão julgadora, foi selecionada a estudante Eloah Gomes, aluna da Escola Municipal Manoel da Costa, de Curralinho, que conquistou o primeiro lugar e terá a missão de representar o município de São José do Egito nas próximas etapas do concurso.