Compesa se manifesta 10 dias depois de abastecimento comprometido em SJE

  • Post author:
You are currently viewing Compesa se manifesta 10 dias depois de abastecimento comprometido em SJE

São José do Egito e várias cidades da região tem a Adutora do Pajeú e a Transposição do São Francisco como único meio de abastecimento de água atualmente, isso torna a região refém, e quando acontece algum estouramento ou impossibilidade de captação no canal em Sertânia, o fornecimento de água para população é simplesmente paralisado, foi o que aconteceu desde o último dia 28 de janeiro.

Segundo a companhia, no dia 28 de janeiro, componentes elétricos foram furtados da estação de bombeamento em Sertânia, cortando a captação, cinco dias depois, no dia 2 de fevereiro, um estouramento em Albuquerque Né prejudicou novamente a abastecimento de muitos lugares.

Como o calendário de distribuição em São José do Egito apresenta racionamento de alguns dias, com esses problemas, existe bairros que a mais de 20 dias não chega uma gota d`água. Apesar dos problemas citados, a Compesa somente deu alguma satisfação a população na noite desse domingo (05), quando soltou uma nota, dizendo que até esta terça (07), deve regularizar o abastecimento em São José do Egito e outras cidades da região.

Confira a nota à imprensa da Compesa
A Compesa informa que duas ocorrências afetaram o abastecimento de água das cidades de Tuparetama, Itapetim, Brejinho, Santa Terezinha e dos distritos de Riacho do Meio, localizado em São José do Egito, e Jabitacá, que fica em Iguaraci.

Já os municípios de Tabira, Afogados da Ingazeira e São José estão recebendo água com a vazão reduzida devido à mesma situação.

A primeira ocorrência foi o furto de componentes elétricos e equipamentos na Estação Elevatória (sistema de bombeamento) que fica em Sertânia, no dia 28 de janeiro.  A outra foi o rompimento na adutora em Albuquerque Né, distrito de Sertânia, no dia 02 de fevereiro.

Os técnicos da Companhia estão trabalhando tanto na correção do vazamento quando na substituição dos equipamentos furtados na unidade de Sertânia. A previsão é que o abastecimento seja retomado a partir da próxima terça-feira (7).