A Compesa esclareceu através de nota enviada ao nosso portal que o município de Santa Terezinha voltou a ser abastecido desde o ano passado pela barragem Zé Antônio.
Segundo a Companhia em 2016 foi feito de forma provisória um ramal da adutora do Pajeú para atender o município, depois que o mesmo manancial secou.
Porém, com o passar do tempo, a adutora provisória começou a apresentar rompimentos recorrentes, além de suspensões frequentes de energia na elevatória do Tigre (sistema de bombeamento). Em função dessas ocorrências, no ano passado, o município chegou a registrar 28 dias sem água.
Com a recuperação do volume da barragem Zé Antônio no ano passado, a Compesa decidiu reativar o sistema original e desativar o ramal provisório. Essa mudança permitiu o incremento de 20% na oferta de água para o município e a redução do regime de abastecimento para dois dias com água por oito sem, bem como uma maior segurança da manutenção do calendário de abastecimento.
A Compesa reforça que a água obtida através do manancial da cidade está dentro dos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pode ser consumida normalmente pela população.