Com atividades gratuitas, projeto ‘Encanta Cordel’ chega a São José do Egito neste sábado (18)

You are currently viewing Com atividades gratuitas, projeto ‘Encanta Cordel’ chega a São José do Egito neste sábado (18)

O projeto Encanta Cordel, patrocinado pelo Fundo Nacional de Cultura, através do Instituto Cultural Vale, chega a São José do Egito, conhecida como o berço imortal da poesia. Com atividades gratuitas, a ação começa no sábado (18) e segue até terça-feira (21).

A programação do projeto prevê exposição de xilogravura, oficinas, debates, mesa de glosas, visita dos mestres detentores do saber às escolas e distribuição de cordéis a bibliotecas públicas.

Na cidade do Sertão do Pajeú pernambucano, o lançamento do projeto acontece no centro de Inclusão Digital Professor Bernardo Jucá, a partir das 15h do sábado (18). Na ocasião, será aberta a exposição ‘Universos do Cordel: Do Feminino a Cultura Popular’, que traz trinta obras do xilogravurista Marcelo Soares, artista reconhecido no dossiê de registro para avaliação e pertinência do cordel como patrimônio cultural brasileiro, elaborado pelo Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular.

Em seguida, a partir das 15h, acontece a oficina de ‘Mídias Sociais e Cordel’, facilitada pela jornalista e fotógrafa Mabel Abreu. A oficina é voltada para estudantes do ensino médio e artistas.

No domingo (19), será oferecida, às 10h, a oficina de ‘Isoporgravura’, com Manoel Messias de Araújo Maia. Às 14h, acontece a oficina ‘Produção Cultural e Cordel’, ministrada pelos produtores culturais Antônio Sobreira e Kennya Queiroz. Às 18h, será promovido o debate ‘O Cordel como Patrimônio Cultural’, com a presença de intérprete de libras. Fecha a programação do domingo uma mesa de glosas, a partir das 19h.

Na segunda-feira (20), a partir das 09h, acontece a oficina ‘O Cordel na Escola’, ministrada pela jornalista Amanda Falcão. Já a partir das 14h, acontece a conferência ‘O Mestre Vai à Escola: Relatos do Saber para a infância’, com Arlindo Lopes (Mestre Pirraia) na Escola Mundo Novo – Zona Rural de São José do Egito.

Na terça-feira (21), a partir das 14h a mesma conferência leva o poeta e glosador Lucas Rafael à Escola Naná Patriota, no centro de São José do Egito. O projeto se encerra na cidade às 17h, com a doação de cordéis de poetas da região para bibliotecas de acesso público.

Encanta Cordel

A programação itinerante do ‘Encanta Cordel’, já passou por Itabaiana (PB) e na quarta-feira (22) segue para o município de Matureia (PB) onde fica até o sábado (25). Já no domingo (26), o projeto segue para Teixeira, também na Paraíba, até o dia 01 de julho.

O trajeto prevê ainda passar pelas cidade de Bacabeira e Santa Rita, no Maranhão.

Informações sobre as atividades, exposição virtual de Marcelo Soares e inscrição nas oficinas estão disponíveis no site do projeto (www.encantacordel.com.br)

Serviço:

Lançamento do Projeto Encanta Cordel – Itabaiana – PB 

Sábado – 18/06

15h00 – Lançamento do Projeto Encanta Cordel e Abertura da Exposição: Universos do Cordel – Do Feminino a Cultura Popular, do Xilogravurista Marcelo Soares Local: Centro de Inclusão Digital Professor Bernardo Jucá

Período da Exposição: 18 a 21/06/2022

Público Alvo: A exposição tem como público alvo estudantes, professores, artistas, gestores e demais interessados em vivenciar experiência visual e tátil em peça matriz de xilogravura.

15h30 as 17h30 – Oficina: Mídias Sociais e Cordel

Local: Centro de Inclusão Digital Professor Bernardo Jucá

Facilitadora: Mabel Abreu

Público Alvo: Estudantes do ensino médio e artistas

Inscrições: www.encantacordel.com.br

Domingo – 19/06

10h00 as 12h00 – Oficina de Isoporgravura

Local: Centro de Inclusão Digital Professor Bernardo Jucá

Facilitador: Manoel Messias de Araújo Maia

Público Alvo: Crianças a partir de 7 anos, Jovens e Adultos

Inscrições: www.encantacordel.com.br

14h00 as 17h00 – Oficina: Produção Cultural e Cordel

Local: Centro de Inclusão Digital Professor Bernardo Jucá

Facilitadores: Antônio Sobreira e Kennya Queiroz

Público Alvo: produtores e agentes culturais, artistas, gestores e demais interessados

Inscrições: www.encantacordel.com.br

18h00 as 19h0 – Debate: O Cordel como Patrimônio Cultural (com intérprete de libras)

Local: Centro de Inclusão Digital Professor Bernardo Jucá

Participantes: Antônio Marinho – poeta, músico e gestor do Instituto Lourival Batista – PE; Anderson Rocha – professor, coordenador pedagógico da disciplina de poesia popular do município de São José do Egito; Lindoaldo Campos – poeta, pesquisador, organizador da cartilha de poesia popular das escolas municipais de São José do Egito; Gislândio Araújo – poeta, escritor, declamador e glosador de Brejinho- PE. George Patrick Bessoni e Silva – representante do IPHAN – PE – participação em vídeo depoimento.

19h00 as 20h30 – Mesa de Glosas

Local: Centro de Inclusão Digital Professor Bernardo Jucá Poetas

Participantes: Francisca Araujo – poetisa, declamadora e glosadora de Afogados da Ingazeira – PE Zé Adalberto, poeta, cantador, escritor e glosador de Itapetim – PE Milene Augusto, poetisa, cordelista e glosadora de Afogados da Ingazeira – PE. Lenelson Piancó, poeta, compositor, escritor, glosador e declamador de Itapetim – PE Dayane Rocha, poetisa, cordelista, escritora, declamadora e glosadora de Tabira – PE Anderson Brito, poeta, escritor, declamador e glosador de Tabira – PE

Segunda-feira – 20/06

09h00 as 12h00 – Oficina O Cordel na Escola

Local: Centro de Inclusão Digital Professor Bernardo Jucá

Facilitadora: Amanda Falcão

Público Alvo: estudantes do ensino fundamental e médio

Inscrições: www.encantacordel.com.br

14h00 as 15h30 – Conferência: O Mestre Vai à Escola Relatos do Saber para a infância.

Local: Escola Mundo Novo – Zona Rural de São José do Egito

Facilitador: Arlindo Lopes (Mestre Pirraia)

Terça-feira – 21/06

14h00 as 15h30 – Conferência: O Mestre Vai à Escola Relatos do Saber para a infância.

Local: Escola Naná Patriota – Centro – São José do Egito

Facilitador: Lucas Rafael, poeta, glosador, escritor e declamador de São Jose do Egito – PE.

17h00 – Encerramento da exposição de xilogravura e Doação de Cordéis de poetas da região para bibliotecas de acesso público.