Coligação anuncia que MP ingressou com recurso contra deferimento da candidatura de Evandro Valadares, mais promotor de justiça diz que nenhum partido está autorizado a falar em nome do órgão

  • Autor do post:
No momento, você está visualizando Coligação anuncia que MP ingressou com recurso contra deferimento da candidatura de Evandro Valadares, mais promotor de justiça diz que nenhum partido está autorizado a falar em nome do órgão

A coligação Muda São José emitiu nota, dizendo que o Ministério Público de Pernambuco havia entrado com recursos contra a decisão da justiça eleitoral de deferir, ou seja, autorizar a candidatura do atual prefeito de São José do Egito Evandro Valadares.

No entanto, o MP através do promotor Aurinilton Leão emitiu nota dizendo que nenhum partido ou candidato está autorizado a falar em nome do órgão.

Confira nota:

O Ministério Público Eleitoral esclarece que a atua na qualidade de fiscal da ordem jurídica e da constitucionalidade e que as ações e recursos do Ministério Público não possuem qualquer espécie de vinculação com a atuação dos partidos e coligações.

É também importante esclarecer que o fato de o Ministério Público Eleitoral ter recorrido não autoriza dizer que o candidato Evandro Perazzo Valadares esteja inelegível.

Apesar da compreensão manifestada no Recurso Inominado ser defendida historicamente por este membro do Ministério Público, como é de conhecimento público, o entendimento, embora respeitável, é controvertido e objeto de muita discussão nos tribunais.

Registre-se, ainda, que nenhum candidato, partido ou coligação possui autorização ou legitimidade para presentar ou se manifestar em nome do Ministério Público, o que é privativo de Membros de carreira, isto é, Promotores de Justiça, Procuradores de Justiça e o Procurador Geral de Justiça, no âmbito das respectivas atribuições.

Atenciosamente,

Aurinilton Leão Carlos Sobrinho
Promotor de Justiça Eleitoral