Coligação anuncia que MP ingressou com recurso contra deferimento da candidatura de Evandro Valadares, mais promotor de justiça diz que nenhum partido está autorizado a falar em nome do órgão

You are currently viewing Coligação anuncia que MP ingressou com recurso contra deferimento da candidatura de Evandro Valadares, mais promotor de justiça diz que nenhum partido está autorizado a falar em nome do órgão

A coligação Muda São José emitiu nota, dizendo que o Ministério Público de Pernambuco havia entrado com recursos contra a decisão da justiça eleitoral de deferir, ou seja, autorizar a candidatura do atual prefeito de São José do Egito Evandro Valadares.

No entanto, o MP através do promotor Aurinilton Leão emitiu nota dizendo que nenhum partido ou candidato está autorizado a falar em nome do órgão.

Confira nota:

O Ministério Público Eleitoral esclarece que a atua na qualidade de fiscal da ordem jurídica e da constitucionalidade e que as ações e recursos do Ministério Público não possuem qualquer espécie de vinculação com a atuação dos partidos e coligações.

É também importante esclarecer que o fato de o Ministério Público Eleitoral ter recorrido não autoriza dizer que o candidato Evandro Perazzo Valadares esteja inelegível.

Apesar da compreensão manifestada no Recurso Inominado ser defendida historicamente por este membro do Ministério Público, como é de conhecimento público, o entendimento, embora respeitável, é controvertido e objeto de muita discussão nos tribunais.

Registre-se, ainda, que nenhum candidato, partido ou coligação possui autorização ou legitimidade para presentar ou se manifestar em nome do Ministério Público, o que é privativo de Membros de carreira, isto é, Promotores de Justiça, Procuradores de Justiça e o Procurador Geral de Justiça, no âmbito das respectivas atribuições.

Atenciosamente,

Aurinilton Leão Carlos Sobrinho
Promotor de Justiça Eleitoral