Cientistas na PB têm pesquisas interrompidas com sequência de cortes de financiamento pelo Governo Federal

You are currently viewing Cientistas na PB têm pesquisas interrompidas com sequência de cortes de financiamento pelo Governo Federal

Cientistas da Paraíba já vinham sofrendo com projetos interrompidos pela sequência de cortes de financiamento de pesquisas nos últimos anos. Com a nova decisão do presidente Jair Bolsonaro (PL) de vetar recursos do Orçamento 2022 para a área da pesquisa científica – justamente em 24 de janeiro, data proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Educação – a perspectiva de estudantes e pesquisadores não é de melhora.

Foi um corte de R$ 739,9 milhões somente no Ministério da Educação, onde a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível superior (Capes) é veiculada.

Desde que a portaria n° 34 da Capes foi publicada em 2020, cerca de 346 bolsas de pós-graduação da UFPB, 26% do total de bolsas mantidas na instituição de ensino, foram cortadas.

Conforme dados da própria instituição, em 2019 a universidade mantinha 1.682 bolsas de mestrado e doutorado. Esse número mudou para 980 em 2020, após a portaria, e fechou 2021 com apenas 949 bolsas — um saldo negativo de 673 pesquisas interrompidas ou prejudicadas por falta de verbas.