Cientistas descobrem tratamento capaz de curar câncer de mama em duas semanas

You are currently viewing Cientistas descobrem tratamento capaz de curar câncer de mama em duas semanas

Pesquisadores da China criaram uma bateria de “de água salgada autocarregável” capaz de eliminar o câncer de mama ou reduzir o tamanho do tumor em 90% em duas semanas, quando combinada com uma nova classe de drogas (ainda em teste) chamadas pró-drogas ativadas por hipóxia (HAPs).

O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade Fudan, em Xangai, e publicado pela revista científica Science Advances.

Um dos maiores problemas com os medicamentos convencionais contra esta doença é que eles não visam especificamente o tumor de um indivíduo, aumentando a toxicidade e os efeitos de agrupamento nos pacientes.

Para contornar essa situação, os pesquisadores criaram um dispositivo – composto por dois eletrodos, um de poli-imida biocompatível e outro de zinco – colocado no tecido tumoral e age diretamente no “terreno” do qual o tumor depende para crescimento.

Durante o processo de descarga e autocarga, a bateria consome oxigênio desse ambiente. Dessa forma, suprime o crescimento do tumor e cria um nível de hipóxia (onde não chega oxigênio suficiente às células) ideal para potencializar o efeito dos HAPs – no caso da pesquisa, a tirapazamina.

A fim de provar o conceito, os pesquisadores testaram a terapia em cinco camundongos com carcinoma mamário murino 4T1 (comumente usado para entender a biologia dos tumores em geral, por sua característica invasiva).