Carro da Pitú faz São José do Egito reviver magia das primeiras festas universitárias

You are currently viewing Carro da Pitú faz São José do Egito reviver magia das primeiras festas universitárias
Carro da Pitú e a Ciranda na Rua da Baixa. (Foto Adriano Piancó - 21/07/23)

“Cheguei agora, cheguei agora, cheguei agora, não sei quando vou embora”. Ao som da música de Zé Castor, São José do Egito reviveu na sua mais original essência, a Tradicional Festa Universitária, na manhã desta sexta-feira chuvosa, dia 21 de julho de 2023.

O som que chegou em boa parte da cidade, vindo das difusoras do famoso Carro da Pitú, que, por muitos anos foi uma das principais atrações desse evento que resiste há 50 anos, fez muitos relembrarem as edições passadas.

O Carro de Otoni Propagandas, começou seu trajeto no Posto Trevo e seguiu até o Pátio de Eventos Miguel Arraes de Alencar. Passando por várias ruas do centro da cidade, inclusive o icônico palco do Pajeú, a Rua da Baixa. Na medida que, o ônibus vermelho avançava cidade a dentro, mais gente, de carro, moto, bicicleta e até a pé acompanhava, olhando e ouvindo, parecendo não acreditar naquele que acontecia.

O comunicador Carlos Júnior fez a vez de Otoni, falou alguns dos seus muitos bordões, e deu vida a um dos principais personagens da história cultural da Festa Universitária.

Na Rua da Baixa, de forma improvisada, assim como muitas vezes já aconteceu, dezenas de pessoas se juntaram e dançaram a ciranda do piri piri.

Com o advento do celular, fotos e vídeos encheram as redes sociais, mostrando um presente, que já aconteceu muito no passado. O choro de alegria e emoção em vê, aquele que é muito mais que um simples carro de som, foi visto no rosto de muitos. Boa parte do percurso que o carro de som fez, foi sob uma chuva fina que certamente abençoará um momento, que talvez seja o ponto alto das Festas universitárias dos últimos anos.

No Pátio de Eventos, o Grupo Amizade Ativa da Terceira Idade fez sua apresentação, também ao som do Carro da Pitú. Dançaram e encantaram, fazendo com o maior brilhantismo a abertura oficial da Festa Universitária de São José do Egito.

A última vez em que esteve em solo egipciense, foi em 2009, no ano do centenário de São José do Egito, num tributo a Otoni Rodrigues, que havia morrido um ano antes, em 2008.

Por questão de agenda, o Carro da Pitú só ficará em São José do Egito nesse primeiro dia festa, indo embora na manhã deste sábado (22). O presidente atual da Associação Cultura Ivelton Santos, disse em entrevista a este blogueiro, que possivelmente tentará trazer o famoso carro de Otoni de volta nas próximas edições.