O deputado federal Carlos Veras (PT/PE) embarca no próximo sábado (12) para o Egito, onde participará da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP-27. O parlamentar será um dos representantes oficiais, e o único de Pernambuco, da Câmara dos Deputados, no maior encontro do mundo sobre mudanças climáticas. “A questão climática é um dos principais temas da agenda política. No Congresso Nacional, por exemplo, precisamos regulamentar o mercado de crédito de carbono”, aponta Veras.
O presidente eleito Lula também participará do evento, a convite do presidente do Egito. “Será uma grande honra encontrá-lo na sua primeira agenda internacional, após a eleição. Como na COP 27 tratamos de compromissos futuros, a participação de Lula é muito mais do que apropriada. Porque é ele quem vai conduzir a política ambiental nos próximos anos”, afirma Carlos Veras.
De acordo com o deputado, com o novo governo, o Brasil se colocará novamente como protagonista na agenda climática mundial. “Chegou a hora de o país reconectar a questão climática com a economia, o combate à fome e às desigualdades sociais, priorizando o desenvolvimento sustentável”, finaliza.
A expectativa é que da COP 27 saiam decisões alinhadas com o Acordo de Paris, firmado em 2015, que visa a redução das emissões de gases de efeito estufa, para tentar manter o aumento da temperatura média do planeta abaixo de 2ºC e estabelece a ajuda aos países mais vulneráveis no enfrentamento do aquecimento global. No Brasil, o desmatamento é o maior responsável pelas emissões de gases do efeito estufa.