Câmara de Vereadores de Santa Terezinha vive situação atípica após afastamento de mais 3 vereadores

You are currently viewing Câmara de Vereadores de Santa Terezinha vive situação atípica após afastamento de mais 3 vereadores

O Poder Executivo de Santa Terezinha ainda não foi notificado sobre o afastamento de três vereadores feito pela Justiça em operação policial realizada nessa quarta-feira (17). Os parlamentares receberam as notificações de forma individual, mas a Câmara ainda não foi notificada da decisão de afastamento, segundo informação do Blog do Pereira. Existe a expectativa que a justiça se manifeste nos próximos dias e oficialize ao Poder Executivo.

Segundo o Regimento Interno da casa neste caso especifico, o vereador mais velho, que atualmente é Charles Lustosa, assumi interinamente a presidência.

Entraria no lugar de Neguinho de Danda o primeiro suplente de vereador do partido Avante Geilson Arts, no entanto, ele havia pedido desfiliação da sigla, e sua situação ainda não clara, para que ele possa assumir de fato, o lugar de Neguinho.

Nas vagas de Nôdo de Gregório e André de Afonsim, teoricamente entrariam as duas primeiras suplentes do Podemos, Ana Paula e Liedja, mas elas não estão em condição de suplente, pois não atingiram os 10% de votantes na eleição de 2020, quando a Justiça Eleitoral incluiu uma regra chamada de Clausula de Barreira.

Diante de tudo isso, é possível que a Câmara de Vereadores de Santa Terezinha, possa inclusive ficar um tempo sem os 9 parlamentares que o município tem direito. Vale lembrar que, já estavam afastados os vereadores Dr. Júnior e Manoel Grampão, com os 3 afastados dessa semana, são 5 os vereadores eleitos em 2020 e afastados por decisão da justiça.